– Formar profissionais na dimensão humanística e, pedagógica com conhecimento de Química do saber, saber-fazer e ser, no que diz respeito à educação, de modo a resultar num melhor encaminhamento das demandas sociais que requeiram aparticipação do licenciado em Química, estabelecendo o perfil profissional que deve ser compatível com o contexto existente na Instituição em termos de recursos humanos, linhas de pesquisas e instalações, adequando-os à legislação profissional.
– Estabelecer um projecto político-pedagógico que viabilize a articulação das diferentes disciplinas e atividades curriculares com vistas à formação de um profissional capaz de compreender omundo material e articular uma competente inserção no mesmo, desenvolvendo uma visão crítica e um posicionamentoético frente aos novos desafios, tanto de ordem social, econômica, política e ambiental.
A condição a ter em conta como perfil de entrada são as seguintes:
O Licenciado em Ensino da Química situa-se entre os profissionais da Química, comformação superior. Prioritariamente, deve constituir-se como um profissional consciente de seu papel de educador. Portanto, o Curso lhe possibilitará a consolidação de saberes necessários para o trabalho com o conhecimento químico, no cotidiano da escola, de modo que seja capaz de planejar práticas pedagógicas adequadas à formação do cidadão, capacitando-o a exercê-la em sua plenitude, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de ensino.
Assim, face ao exposto encaminha-se um perfil profissional desejável de professor capaz de:
Visando esse perfil o Curso se propõe a desenvolver: