Ensino da

Química

Objectivos
Gerais

– Formar profissionais na dimensão humanística e, pedagógica com conhecimento de Química do saber, saber-fazer e ser, no que diz respeito à educação, de modo a resultar num melhor encaminhamento das demandas sociais que requeiram aparticipação do licenciado em Química, estabelecendo o perfil profissional que deve ser compatível com o contexto existente na Instituição em termos de recursos humanos, linhas de pesquisas e instalações, adequando-os à legislação profissional.

– Estabelecer um projecto político-pedagógico que viabilize a articulação das diferentes disciplinas e atividades curriculares com vistas à formação de um profissional capaz de compreender omundo material e articular uma competente inserção no mesmo, desenvolvendo uma visão crítica e um posicionamentoético frente aos novos desafios, tanto de ordem social, econômica, política e ambiental.

Específicos
  • Instrumentalizar o académico com sólida formação em Química proporcionando embasamento teórico-prático aliado à capacidade técnica de discussão crítica e dialética do conhecimento, permitindo um eficiente e apropriado desempenho docente na área de Química no ensino básico;
  • Proporcionar a apreensão de conhecimentos teóricos e práticos que assegurem a qualidade do exercício profissional, em funções relacionadas à Química;
  • Aprimorar e familiarizar o acadêmico com as técnicas de ensino e de pesquisa, viabilizando sua atuação nessas áreas, bem como na extensão e monitoria;
  • Favorecer o desenvolvimento do espírito de investigação científica, na busca de soluções e alternativas para problemas do ambiente relacionado com a Química, estabelecendo o equilíbrio dinâmico entre os seres vivos;
Perfil de Entrada

A condição a ter em conta como perfil de entrada são as seguintes:

  • Ensino médio nas áreas de Biologia / Química para os formandos nas escolas de formação de professores;
  • Ciência Físicas-Biológicas para os formandos nas Escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário;
  • Ensino Média em Institutos Politécnicos.
Perfil de Saída

O Licenciado em Ensino da Química situa-se entre os profissionais da Química,  comformação  superior.  Prioritariamente,  deve  constituir-se  como  um profissional consciente de seu papel de educador. Portanto, o Curso lhe possibilitará a consolidação de saberes necessários para o trabalho com o conhecimento químico, no cotidiano  da  escola,  de  modo  que  seja  capaz  de  planejar  práticas  pedagógicas adequadas  à  formação  do  cidadão,  capacitando-o  a  exercê-la  em  sua  plenitude, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de ensino.

Assim,  face  ao  exposto  encaminha-se  um  perfil  profissional desejável de professor capaz de:

  • Compreender a profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade globalizada, tendo por base a comunidade regional, onde necessita desenvolver, com autonomia, atividades de ensino;
  • Ocupar os diferentes espaços e ambientes educacionais, formais e não-formais, atuando de forma responsável, crítica e criativa, atualizada e respeitosa;
  • Dominar os conteúdos disciplinares de sua área específica e os saberes pedagógicos de concepção e gestão de situações de ensino e aprendizagem, para o exercício da interdisciplinaridade e atuação em equipes multiprofissionais;
  • Utilizar os conhecimentos científicos como referencial para a instrumentação dos alunos nos processos de ensino e nas diferentes atividades educativas, tendo a capacidade de pensar e de apontar o seu conhecimento no conhecimento já disponível, de maneira crítica, pessoal e consistente;
  • Contribuir significativamente para a elaboração e o desenvolvimento do projecto político-pedagógico da instituição em que atua, de modo coletivo e solidário, produzindo saberes educacionais a partir da prática refletida;
  • Constituir-se como professor-pesquisador no entendimento deque a formação profissionalé um processo contínuo de construção de saberes, os quais demandam aperfeiçoamento e atualização permanente e uma prática constantementerefletida.

Visando esse perfil o Curso se propõe a desenvolver:

  • Formação humanística e pedagógica que lhe dê condições de exercer plenamente sua cidadania e a profissão de educador, capacitando-o a desenvolver o constante processo da ação reflexão-ação;
  • Conhecimento de química superior que permita ao futuroprofessor uma visão da importância dos tópicos que esteja ensinando no contexto geral da Química e de outras áreas do conhecimento humano, além da possibilidade de ingressar em cursos de pós-graduação, lato e stricto senso;
  • Curiosidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupos, espírito investigativo e criatividade na busca de soluções para questões relacionadas com a própria Química e o processo educacional;
  • Habilidade no uso de bibliotecas, inclusive nas modalidades eletrônicas,que possibilite contínua actualização técnico, científica e pedagógica;
  • Conhecimento de componentes curriculares correlatos, visando a instrumentação, compreensão e utilização da Química.
  • Professores de química no ensino secundário, técnicos de laboratórios param análise de qualidade;
  • Professores de química no ensino técnico profissional;
  • Investigadores na área de ensino da química e química aplicada.