Ensino da

Geografia

Objectivos

O ciclo de estudos tem como objectivo geral: formar profissionais com uma visão abrangente e integradora, provido de conhecimento acerca dos conceitos e fenómenos geográficos, capacitado a actuar como educador em diversas instâncias, estimulando uma postura crítica e reflexiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade.

  • Aplicar conceitos de ciência na resolução de problemas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada;
  • Desenvolver uma visão geral e crítica da prática educativa na formação do educando;
  • Construir conhecimentos sólidos sobre o conteúdo específico das Ciências Biológicas, que servirão de base para o processo de ensino e aprendizagem do futuro licenciado;
  • Analisar aspectos éticos e legais relacionados com o exercício profissional, a partir dos marcos filosófico, pedagógico, psicológico, histórico e social, estabelecendo relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade;
  • Capacitar o formando para actuar em actividades de investigação científica na área de Ensino da Geografia;
  • Promover actividades de extensão universitária possibilitando a interacção entre academia e a comunidade;
  • Construir uma visão a favor da educação ambiental e da conservação da biodiversidade, considerando os desafios de desenvolvimento sustentável;
  • Dominar a leitura, a escrita e a interpretação de textos, símbolos, esquemas e códigos próprios;
  • Elaborar textos e materiais Didáctico -pedagógicos.
  • Aplicar a legislação e as políticas públicas para a educação.
  • Implementar as propostas de ensino coerentes com o diagnóstico da realidade;
  • Planificar sistemas de avaliação coerentes com o Plano Pedagógico do Curso.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Perfil de Entrada

A licenciatura em ciências de educação no curso de ensino da geografia destina-se a estudantes que tenham concluído com êxito a formação Secundária ou equivalente, nas áreas de: História e Geografia (E. F. P.), Magistério primário, Ensino pré-universitário nas seguintes áreas: ciências Económicas e Jurídicas, Ciências Humanas e Sociais

Para esta formação é espectável que os candidatos ao curso tenham conhecimentos de nível médio com pendor em Geografia, Matemática, Física, e outras afins.

De acordo com princípios de igualdade e oportunidades a todos os cidadãos, a selecção de candidatos ao ingresso é realizada mediante um exame de acesso de ingresso, processo selectivo interno ou por meio de transferência obedecendo as normas académicas da instituição

Perfil de Saída

O estudante do curso de geografia, no final da sua formação terá que ter as seguintes competências:

  • Ser um professor pesquisador reflexivo, com capacidade de reconhecer os problemas sócio-ambientais e as necessidades da esfera escolar, actuando sobre elas e investigando sua própria prática.
  • Ser capaz ser capaz de tomar decisões que envolvam a selecção, adaptação, elaboração de conteúdos, recursos, estratégias, actividades de ensino, de avaliação e de transposição didáctica voltadas para a educação básica.
  • Construir conhecimentos sólidos sobre o conteúdo específico das Ciências Biológicas, que servirão de base para o processo de ensino e aprendizagem do futuro licenciado;
  • Ser capaz de promover uma alfabetização científica de qualidade em sua actuação no ensino fundamental, na disciplina de ciências e no ensino médio na disciplina de Geografia.
  • Ser capaz de construir com os alunos dos diversos níveis de ensino pensamento biológico, conhecimento para a identificação e compreensão dos seres vivos nos aspectos estruturais, funcionais, ecológicos, comportamentais e evolutivos.
  • Ser capaz de contribuir para o avanço da área de Ensino de Ciências Biológicas, a partir do preceito da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em seus diversos campos de atuação.
  • Ser capaz de reger seu trabalho por princípios da ética democrática, bioética, responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo e de colaboração.
  • Ser capaz de reconhecer as dimensões sociais, e políticas e culturais e analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico adequando o à realidade específica em que actua.
  • Ser capaz de compreender a função social da escola e o respeito a diversidade, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
  • Ser capaz de contribuir para o processo de inclusão escolar tendo como base o princípio da equidade, a fim de que seja garantido o direito de todos os alunos realizarem as aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.