Ensino da

Física

Objectivos
Gerais
  • O objectivo desta proposta é formular o c político pedagógico do curso de Física do ISCED_HUAMBO, de forma a oferecer aos alunos uma formação sólida e actualizada em Física, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras da cidadania e que esteja, ao mesmo tempo, em consonância com as novas exigências legais, internas e externas e as necessidades actuais da sociedade.
  • Assim, a Licenciatura em foco visa formar professores de Física para actuar na Ensino Médio (Ensino Fundamental no primeiro e segundo ciclo), comprometidos com o bem estar da sociedade e capazes de produzir conhecimentos na área de Física e Ensino de Física. Esses profissionais deverão ser capazes de exercer outras actividades técnico -cientificas compatível com sua formação.
  • Contribuir a formação de valores morais e patrióticos que de acorda as necessidades que neste sentido tenha os jovens sejam necessário fomentar.
Objectivos específicos (educativos e instrutivos)
  • Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  • Descrever e explicar fenómenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais
  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstractos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  • Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenómenos naturais;
  • Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de mediações, até a análise de resultados;
  • Utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  • Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em mediações, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  • Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
  • Planejar e desenvolver diferentes experiencias didácticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes `as estratégias adequadas;
  • Elaborar o adaptar materiais didácticos de diferentes naturezas, identificando seus objectivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
Objectivos Educativos
  • Desenvolver uma ética e actuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio -políticos, culturais e económicos.
  • Manter actualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  • Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
Perfil de Entrada

Os requisitos de entrada param a licenciatura em Ensino da Física, baseiam-se no cumprimento dos seguintes pressupostos: os estudantes que devem ter frequentado e concluído exitosamente a formação média num dos seguintes cursos; a opção de Matemática e Física na escola de Formação de Professores, Ciências Físico-biologicas no Ensino Pré-Universitário, Gestão e Administração estudantes do Instituto Médio de Gestão e Administração (IMAG), Engenharia informática, Telecomunicações, de estudantes formados em Institutos médio politécnicos. Assim como estudantes que os que tenham sido formados no Magistério Primário.

Perfil de Saída

O Curso de Licenciatura em Física do ISCED – HUAMBO visa a formação de um profissional com uma sólida capacitação docente, com domínio pleno de aspectos conceituais, formais, históricos epistemológicos da Física, do processo educativo e da prática docente, que lhe permitam desempenhar, de maneira eficiente, crítica e criativa, além da actividade profissional de professor da Educação Básica, funções em espaços educativos não formais tais como Museus e Centros de Ciência.

O que implica, por sua vez, no desenvolvimento de uma série de habilidades e vivências, as quais são apresentadas a seguir:

Habilidades

  • Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  • Descrever e explicar fenómenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstractos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  • Manter actualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  • Desenvolver uma ética de actuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e económicos.
  • A matemática como uma linguagem para a expressão dos fenómenos naturais;
  • Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados;
  • Utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  • Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  • Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições,
  • Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.