Ensino da

Matemática

Objectivos
Gerais
  • Demonstrar a sua conformidade e desempenho diário em correspondência com a política educativa do país;
  • Formar profissionais na dimensão humanística e pedagógica com conhecimento de Matemática combinando assim, o saber, saber-fazer e ser, no que diz respeito à educação, de modo a resultar num melhor encaminhamento das demandas sociais que requeiram a participação do licenciado no Ensino da Matemática, estabelecendo o perfil profissional que deve ser compatível com o contexto existente na Instituição em termos de recursos humanos, linhas de pesquisas e instalações, adequando-os à legislação profissional.
  • Dirigir o processo educativo, em particular o ensino – aprendizagem Matemática;
  • Demonstrar competência para superar continuamente;
  • Demonstrar competência para superar continuamente na ordem ideológica, política, económica, jurídica, científica e cultural em geral, de acordo com as necessidades pessoais e sociais;
Específicos
  • Instrumentalizar o académico com sólida formação em Matemática proporcionando bases teórico-prático aliado à capacidade técnica de discussão crítica e dialéctica do conhecimento, permitindo um eficiente e apropriado desempenho docente na área de Matemática no ensino básico, secundário (I e II Ciclos) e técnicos médios profissionais.
  • Proporcionar a apreensão de conhecimentos teóricos e práticos que assegurem a qualidade do exercício profissional, em funções relacionadas à Química;
  • Aprimorar e familiarizar o acadêmico com as técnicas de ensino e de pesquisa, viabilizando sua atuação nessas áreas, bem como na extensão e monitoria;
  • Favorecer o desenvolvimento do espírito de investigação científica, na busca de soluções e alternativas para problemas do ambiente relacionados com a Química, estabelecendo o equilíbrio dinâmico entre os seres vivos;
Perfil de Entrada

Os requisitos de entrada para a Licenciatura em Matemática, partem desde os estudantes que tenham frequentado a opção de Matemática e Física na escola de Formação de Professores, Ciências Físico-biológicas no Ensino Pré-Universitário, Estudantes do Instituto Médio de Gestão e Administração (IMAG) e os que tenham sido formados no Magistério Primário.

Perfil de Saída

O Licenciado em Ensino da Matemática situa-se entre os profissionais da Matemática, com formação superior. Prioritariamente, deve constituir-se como um profissional consciente de seu papel de educador. Portanto, o Curso lhe possibilitará a consolidação de saberes necessários para o trabalho com o conhecimento matemático, no quotidiano da escola, de modo que seja capaz de planejar práticas pedagógicas adequadas  à  formação  do  cidadão,  capacitando-o  a  exercê-la  em  sua  plenitude, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de ensino.

Assim, face ao exposto encaminha-se um perfil profissional desejável de professor capaz de:

  • Compreender a profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade globalizada, tendo por base a comunidade regional, onde necessita desenvolver, com autonomia, actividades de ensino;
  • Ser capaz ser capaz de tomar decisões que envolvam a selecção, adaptação, elaboração de conteúdos, recursos, estratégias, actividades de ensino, de avaliação e de transposição didáctica voltadas para a educação básica.
  • Ocupar os diferentes espaços e ambientes educacionais, formais e não-formais, actuando de forma responsável, crítica e criativa, actualizada e respeitosa;
  • Dominar os conteúdos disciplinares de sua área específica e os saberes pedagógicos de concepção e gestão de situações de ensino e aprendizagem, para o exercício da interdisciplinaridade e actuação em equipes multiprofissionais;
  • Utilizar os conhecimentos científicos como referencial para a instrumentação dos alunos nos processos de ensino e nas diferentes actividades educativas, tendo a capacidade de pensar e de apontar o seu conhecimento no conhecimento já disponível, de maneira crítica, pessoal e consistente;
  • Contribuir significativamente para a elaboração e o desenvolvimento do projecto pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição em que actua, de modo colectivo e solidário, produzindo saberes educacionais a partir da prática reflectida;
  • Constituir-se como professor-pesquisador no entendimento de que a formação profissional é um processo contínuo de construção de saberes, os quais demandam aperfeiçoamento e actualização permanente e uma prática constantemente reflectida.