Para atuar na esfera de espaços e sociedade em transformação há necessidade de licenciados qualificados para interagir em situações heterogenias e complexas; nesse aspeto, o curso de Linguística/Inglês, empreende esforços para oferecer um curso capaz de formar profissionais preparados para a sua atuação na educação e convicto sobre as possibilidades de interação com as complexas transformações socioeconómicas e culturais contemporâneas.
Com esta preocupação, foram traçados objetivos que resumidamente se descrevem:
Formar profissionais críticos capazes de operar como professores, investigadores e desempenhar papel de multiplicadores, formando críticos, interpretes e produtores de textos de diferentes géneros e registos linguísticos, culturais integrando o conhecimento científico com a realidade na qual estejam inseridos.
A entrada em qualquer curso do ISCED-Huambo processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico. Os candidatos a estudantes de Linguística/Inglês devem ter concluído o ensino médio em Linguística/Inglês ou outro curso, desde que eles tenham optado pelo Inglês no ensino médio.
Aposta-se na formação de profissionais que considerem o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem e como membro activo do mesmo, ancorando a sua actividade na contextualização das actividades instrutivo-educativas, e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo e a recuperação de valores ético-morais e culturais. Aposta ainda na formação de profissionais que realizam uma autoavaliação do seu trabalho, visando sempre uma maior qualidade do trabalho por eles realizado. O perfil do curso vem suprir a demanda na área de Letras, especificamente no ensino de Inglês e suas literaturas.