Ensino da

Linguística Português

Objectivos
Geral
  • Proporcionar ao estudante uma sólida formação científica e pedagógica e uma consciência crítica da realidade social, interpretando e reflectindo sobre os problemas que se impõem no ensino de uma língua;
  • Proporcionar a competência de traduzir os conhecimentos e fenómenos da língua portuguesa em propostas coerentes de docência no seu ensino
Específicos
  • Proporcionar melhor integração do estudante no curso e no ambiente universitário;
  • Consciencializar o estudante sobre a importância das disciplinas básicas para sua formação e para compreensão dos conteúdos das disciplinas profissionalizantes;
  • Identificar eventuais deficiências dos estudantes e procurar corrigi-las;
  • Fomentar a melhoria de desempenho no processo de aprendizagem, visando a redução dos índices de reprovação e de desistência;
  • Propiciar ao estudante ferramentas que o capacite pedagógico e didacticamente no ensino de língua no ensino geral;
  • Estimular a formação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo no mosaico etnolinguístico angolano;
  • Incutir no estudante o espírito intercultural na perspectiva dos desafios do mundo globalizado.
Perfil de Entrada

A entrada em qualquer curso do ISCED-Huambo processa-se através de um exame de admissão ou acesso, realizado antes do início do ano académico.

Dos candidatos a estudantes de Linguística/Português espera-se que tenham concluído o ensino médio em Linguística/Português, preferencialmente. Mas, a conclusão do ensino médio em qualquer área também é válida desde que no plano curricular o Português esteja incluído.

Perfil de Saída

Aposta-se na formação de profissionais que considerem o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem e como membro activo do mesmo, ancorando a sua actividade na contextualização das actividades instrutivo-educativas, e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo e a recuperação de valores ético-morais e culturais. Aposta ainda na formação de profissionais que realizam uma autoavaliação do seu trabalho, visando sempre uma maior qualidade do trabalho por eles realizado. O perfil do curso vem suprir a demanda na área de Letras, especificamente no ensino de Português e suas literaturas.